Bem-vindo à Farroupilha - Berço da Imigração Italiana no Estado do Rio Grande do Sul
Lazer#ExperimenteFarroupilha

Praça da Imigração Italiana

Nova Milano é a comunidade considerada "Berço da Imigração italiana no RS". Neste local se instalaram os primeiros italianos que chegaram na localidade em 1875. As três primeiras famílias, Crippa, Sperafico e Radaelli são homenageadas na praça da Imigração Italiana, que contempla a Igreja de Santa helena da Cruz, construída pelos colonizadores, com o seu interior pintado com afrescos e a réplica da Madonina Duomo. Este pequeno núcleo, ondo o povoado se originou, é conservado até os dias de hoje onde é possível visualizar diversos prédios antigos que fizeram parte da história de desenvolvimento da cidade e região.

Originalmente seda da Colônia Caxias, ali foi montado em 1875 um pavilhão de acolhida dos imigrantes que esperavam pela colocação nas colônias da região. Em 1876 a sede colonial foi transferida para o Campo dos Bugres, mas Nova Milano, às margens de um caminho muito transitado, transformou-se em povoado, e em 1902 tornou-se a sede do terceiro distrito de Caxias. A chegada do trem em 1910 determinou uma reorganização na estrutura viária e econômica da região, prejudicando o crescimento de Nova Milano, que em 1934 foi incorporada ao novo município de Farroupilha como seu quarto distrito, permanecendo até hoje com características principalmente rurais.

Em 1975 os governos da Itália e do Rio Grande do Sul organizaram uma ampla série de festividades e eventos comemorativos dos 100 anos da colonização italiana no estado. Em Nova Milano foi construído o Parque da Imigração Italiana, com um monumento, um museu e diversos memoriais sobre a imigração, além de espaços recreativos. O distrito preserva diversas edificações históricas.

Mais informações:
Av. Monsenhor Albino Agazzi - Nova Milano